sábado, 23 de março de 2013

O miss Brasil e as misses-modelos...

A felicidade bate a sua porta. Calma, não estamos a falar dos programas Silvio Santos. A felicidade bate a porta dos admiradores do universo-paralelo-missológico-brasileiro. Depois de alguns anos afirmando e reafirmando que as misses modernas precisam também ser modelos de passarela, começamos a ver a luz no final do túnel.

Priscila Machado - miss Brasil 2011 - encaixe perfeito como miss e modelo.

Aqueles que vêm acompanhando nossos textos e opiniões já perceberam que esse assunto é bem recorrente, mas nunca é demais repetir que somente a partir de 2011 pudemos brindar nossa primeira miss-modelo, mesmo com todas as polêmicas envolvidas na sua eleição.

É inútil fingirmos que o fruto do sucesso recente não esteja ligado diretamente ao fato das duas misses Universo Brasil – 2011 e 2012 – também atenderem a um “arquétipo” de modelo de passarela. Elas se mostraram competitivas não por terem uma beleza de esplendor angelical, mas por serem bonitas e por agregar a figura da modelo profissional na miss que devem ser.

Gabriela Markus - MUB/2012, em ação na Semana de Moda de S. Paulo.

Recentemente, na Semana de Moda de São Paulo, a miss Brasil 2012, Gabriela Markus surpreendeu muitos compatriotas, admiradores e adjacências ao compor o corpo de modelos para apresentar a coleção de um estilista brasileiro.

Desdizendo as tradicionais falácias que afirmam não ser miss uma modelo, a miss Brasil 2012, deslizou no palco do SPFW e, séria e lânguida (como pedia o figurino-temático) deixou o seu recado: modelo e miss podem andar juntas e ainda, ambas numa mesma pessoa.

Do ponto de vista lógico, a miss-modelo posiciona-se um degrau acima de uma modelo comum. Isso porque é mais fácil e palpável uma miss tornar-se modelo do que uma modelo tornar-se miss. Aqui vale a máxima: toda miss pode ser uma modelo, mas nem toda modelo poderá ser uma miss. A modelo empunha um produto e usa a expressão corporal para passar a mensagem; já a miss, se bem eleita, além de ser testada nos quesitos da modelo, necessita convencer pela força vocal, expressiva e a força do conhecimento.

O que é latente é que, seja miss ou seja modelo, a postura profissional sadia é um dos melhores cartões de visita e será ela que ditará o sucesso nos palcos e na vida.

Que continuemos a ter muitas modelos de sucesso e muitas misses-modelos, mormente, depois do trabalho decente apresentado pelas misses Priscila Machado e Gabriela Markus – como miss (modelo) Universo Brasil 2011 e 2012, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário