terça-feira, 19 de março de 2013

Erros que uma miss ou aspirante a miss deve evitar, sempre.

Embora muitos discordem, uma das principais qualidades que uma miss deve ter é saber expressar-se bem, verbal e gestualmente. Principalmente, o falar. E isso requer treinamento e conhecimento daquilo que se vai abordar. Há inclusive, casos recentes de declarações desastrosas e misses que perdem eleições por não terem (ou deterem) o domínio da palavra. E quem não tem o mínimo domínio da palavra não domina a si mesmo(a).

Assim, defendemos que uma miss de verdade que tenha consciência da causa (ou das causas) que defende jamais agredirá os tímpanos do ouvinte/espectador, com:

1) tipassim, ou tipooo...
2) pregar a paz mundial...
3) miss tem que ser o conjunto...
4) miss não é só um rostinho bonito...
5) boa noite a todos, respondendo a sua pergunta... (este é o pior dos piores).

... e por aí vai uma enxurrada de asneiras decoradas.


Quando você miss, numa entrevista usa e abusa do número 1), você pode transmitir tudo, menos conhecimento. O mais escancarado é mostrar-se e demonstrar-se imatura e despreparada.
- A solução: ler bons livros, assistir a entrevistas "respeitadas" e mais formais e atentar-se à forma de falar é um bom começo. Termos como: creio e acredito devem ser explorados com mais frequência.

Agora, se você tem tendência mais para o número 2), todos saberão, de cara, que faz parte da classe das decorebas, onde muito se ouve, nada se aprende e tudo se decora... depois do concurso já esqueceu tudo.

- A solução: bom, aqui, não há muito o que se fazer não; é procurar ler revistas sérias, jornais... e isso é apenas o básico.

Aí, vem o número 3); o que seria um conjunto de miss? Várias misses juntas? Talvez, e daí? Que interesse tem o ouvinte em saber que miss tem que ser um conjunto?
- A solução: aqui, o mais adequado seria procurar saber as causas que a coordenação está envolvida e tecer um perfil próprio, abandonando os estereótipos que já viraram bordões.

O número 4) é uma aberração sem tamanho, que as “soberanas” amam falar. Quando se ouve isso de uma miss, normalmente a primeira impressão que passa é que de fato ela é "só um rostinho bonito" mesmo... pois uma dona eleita miss, coroada e tudo, e que tenha uma "bagagem" cultural mediana, jamais pecaria a esse ponto. É óbvio que miss não deve ser só o tal rostinho bonito, mas no momento em que a personalidade ratifica isso, percebe-se que (naquele caso) é apenas o rostinho que fala ou falou. O conteúdo quase sempre será igual zero.
- A solução: a solução? É ficar calada mesmo - dizem que mais besta que o besta é a besteira que o besta diz.

Chegamos ao número 5). Normalmente ouve-se essa atrocidade nas entrevistas finais. O entrevistador lança a pergunta e todos, com a maior boa vontade, ficam no aguardo da réplica; aí a candidata lasca um boa-noite-a-todos seguido de um respondendo-a-sua-pergunta... que francamente, dá vontade de mandá-la para as profundezas da montanha da perdição, lá na Terra-Média, de Gandalf e Frodo. A pior resposta é aquela que começa por este famigerado termo - o gerundismo é altamente destrutivo. Cacofonia pura quando não se sabe empregá-lo e aqui não fazemos referencia apenas às junções de sons inapropriados. Não obstante ser o pior dos termos, por incrível que pareça, é o mais fácil a ser corrigido.
- A solução: há inúmeras maneiras de exercitá-la: entrar direto na resposta; saudar a plateia com um gesto galante ou um simples "olá" a todos; elogiar o questionamento até para título de descontração e por aí vai...

Vejamos o belo exemplo a partir do 4min15
Querem ver como é simples? Temos um caso bem ilustrativo de uma resposta direta, sem melodramas nem frases feitas. Vejamos o vídeo da entrevista de Gislaine Ferreira – miss Brasil 2003. Ela foi simples, direta... medida adequada e resposta coerente.

Pessoalmente, é preferível uma mulher de rostinho não tão bonito, mas que não nos agrida ao simples ato de falar ou pelo excesso de gestos... mas sobre isso, falaremos em outro momento.

É isso... deve-se crer que haja muitas misses desprovidas de certos conteúdos-tortos nesse Brasil de meu Deus... ainda que sejam desprovidas de "beleza-facial plena, mas que saibam falar. Espero que as encontremos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário