quinta-feira, 8 de outubro de 2015

MUB/15 - Miss (Universo) Brasil 2015 - 19 de Novembro, Finalmente

A Band/Enter, finalmente, confirmou a data do Miss (Universo) Brasil 2015 - MUB/15 (19 de novembro). Durante meses a fio permaneceu calada sobre o destino do evento em 2015, como se não devesse explicações a ninguém, especialmente ao público. E o fato deles acharem que não devem mesmo explicações, somente vem reforçar a descrença de um público excluído pelo descaso dos "mandatários".

Muitos rumores contaminaram as mídias com factoides e achismos. Estaria a Band/Enter desistindo do mais tradicional e importante concurso de beleza brasileiro? Para muitos, um sim como resposta seria a única explicação plausível para justificar o silêncio, mormente diante dos muitos escândalos patrocinados pela coordenação de alguns estados. Ao contrário do ano passado, em 2015 esses entes "pintaram o sete", no quesito maracutaia. Entretanto, em alguns pontos mais sensíveis, patrocinou-se pequenos reparos (caso de Sergipe), noutros predominou a indiferença.

As incertezas ou ainda, os motivos da suposta desistência da emissora paulistana seria a pouca rentabilidade do evento Miss Brasil, no Brasil, somando-se aí, a crise financeira (e política) porque passa o país. Havemos de lembrar que crise não é sinônimo de falência ou incapacidade plena de se manter um evento como o MUB. Eventos dessa natureza, quando são sérios e mantém uma equipe de profissionais competentes e engajados, são, quase na sua totalidade, patrocinados ou pela iniciativa privada ou por entes públicos com interesses ligados a turismo, cultura, dentre tantos outros. Por óbvio, negociações devem ser feitas, tempo é despendido, parcerias são firmadas, mas isso requer um mínimo de organização; de um cronograma fático e metas a serem alcançadas, e por último, o respaldo necessário.

Dentre os 27 estados da federação será que nenhum teria condições para sediar um evento dessa natureza? Dentre as centenas de empresas ligadas ou com interesse no segmento da moda, nenhuma teria condições financeiras para firmar parceria com a organização do Miss Brasil?

Qualquer ser pensante terá, na ponta da língua, a única resposta possível a tais questionamentos. Daí aferimos que as razões que levam o Miss Brasil a ser o fracasso desordeiro que tem sido são, única e exclusivamente, a falta de diálogo e a total ausência da busca tempestiva por parceiros. Mas, repita-se, as empresas e empresários precisam ser provocados; é imprescindível que ponham sobre a mesa planos sólidos e ainda, a prática da negociação para convencê-los que atrelar seus nomes e marcas ao MUB não será um tiro no próprio pé ou motivo de vergonha futuro.
Essa disposição de busca, pelo que se constata, não tem sido a política da organização nacional do Miss Brasil, idem a confiança precária, que é regada à incertezas; e os eventos fraudulentos estaduais, em alguns casos, sem as devidas reprimendas, reforçam a ideia que, de fato, investir no Miss Brasil não vale a pena.

Assim, nem seria surpresa se o Miss Universo 2015 fosse realizado antes da eleição da miss (Universo) Brasil. Não seria surpresa, seria hilário, porque de tragédias já estamos bem servidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário