sábado, 17 de janeiro de 2015

Postagem sem título…

Foto que rendeu muitos elogios - antes MUB
Obs.: este texto foi publicado em um fórum de discussão – Miss Brazil on Board –, do qual já fui integrante-frequentador assíduo, em meados de outubro e início de novembro de 2014. A intenção em reproduzi-lo no blog dar-se apenas para registrar (mais) um momento importante e controverso na história do Miss (Universo) Brasil. Especialmente porque acreditamos que a maioria das críticas-destrutivas e inconsequentes feitas à atual miss Brasil não refletem o pensamento da maioria, nem tampouco a seriedade de quem as faz.

Lembro como se fosse ainda ontem, quando essa foto aí apareceu aqui no Azul¹. Não recordo, exatamente, quem publicou, mas a unanimidade em apoio à uma (ainda) pretensa candidata à miss Ceará animou os frequentadores naquela ocasião.Entendemos que daquela data até aqui, muita coisa mudou. A dona oficializou candidatura ao certame estadual e conquistou a coroa – aqui, já não era tão bem vista, especialmente depois de um certo vídeo, denunciando a “passarela venenosa da miss CE 2014”. Depois, venceu o MUB/14² – agora, então, virou a fedelha, a cabeçuda, mini-miss e caricata-ao-extremo… (há adjetivos que optamos por não mencionar).

O que é mais intrigante é que os que a nominam, pejorativamente, são os mesmos que ainda “ontem” criticavam o Miss Brasil (Organização) por enviar ao MU³, sempre, miss-com-cara-de-velha (expressão corriqueira); ou mosca-morta-sem-atitude. Agora, temos uma representante jovem, com cara de jovem; rosto naturalmente belo; extremamente simpática, extrovertida e desenvolta. Mas está ruim, pois não tem ela, 1,85m de altura para ser vista “lá fora”. Nem tem, PASMEM, a passarela-suave-e-natural das venezuelanas – estas sim, agora, nunca foram e jamais serão caricatas. Já a brasileira, desprovida de cirurgias, com apresentação segura, segundo o pensamento torto, é um fiasco. Tudo mudou, virou ao avesso.

Posso também estar redondamente equivocado. Pode ser que aqueles que a elogiaram, entusiasmadamente, quando imaginavam que ela não seria uma ameaça às “suas” favoritas, talvez nem frequentem mais o  fórum; ou teriam eles apenas mudado os nomes? Ou serão exatamente os mesmos em nome fictício e real? Todas as alternativas anteriores? Não importa.

Temos todo o direito de gostar, desgostar, gostar de novo. Isso é sinal de sanidade, racionalidade, embora há quem pense o contrário – e isso é bom. Mas, francamente, quando a coisa pende para um ambiente escuro e inescrupuloso a tendência é afastar qualquer possibilidade de discussão sadia.

O que é verdade e não se pode negar é que a MUB/14 é uma bela mulher e a maioria esmagadora sabe disso. E pelo que ela demonstrou ser, ATÉ AQUI, não ficará sozinha. Existem os que discordam e expressam isso com a educação e o respeito que gostariam também de receber; têm os que achincalham por pura maldade ou despeito – os inatingíveis em sua perfeição. Mas, lá do outro polo, observam os que compartilham de um pensamento comum-favorável-racional e estarão sempre a postos para mostrar ou indicar que os atos e os fatos da vida ocorrem sempre e, não são, sumariamente, para satisfazer o gosto pessoal de um ou outro que julga a si mesmo acima do bem e do mal.

Não se trata do pensamento igual, linear – porque bitolado, óbvio, e sim de criticar, discordar, concordar, descer o sarrafo, mas sem tomarmos como o norte, os conselhos da propaganda-eleitoral-presidencial recentemente veiculada. Esta cheia de enganação, mentiras e desrespeito.”

=======================

No momento em que republicamos estes argumentos, Melissa Gurgel – a miss Brasil 2014 representa a nação brasileira no Miss Universe, em Miami (EUA). Como era esperado, tem feito uma excelente participação no certame; tem ratificado sua capacidade de expressar-se em público; tem demonstrado firmeza, segurança e amor pelo Brasil.

Os termômetros de avaliação de uma miss sempre sofrem oscilações a depender do desempenho no miss Universo. Esperamos que a jovem miss Brasil obtenha sucesso em classificação e chegue à coroa. E ainda que não ocorra, já temos a certeza de que tem feito um excelente trabalho.

1. fórum sobre concursos de beleza;
2. Miss Universo Brasil 2014;
3. Miss Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário