domingo, 25 de janeiro de 2015

MU/14(15) - a hora da prova dos noves

Na iminência da Final do Miss Universo (faltam 14 horas - hora de Brasília) presenciamos a multiplicação de comentários e teorias fajutas acerca do evento e qual será a “beneficiada” da vez. Existem teorias para todos os gostos. Aquelas direcionadas ao Brasil (que mais nos importam) e suas candidatas, desde 2011, estiveram ligadas à Copa do Mundo de futebol da FIFA, em 2014, e aos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Desde 2011, repita-se, o Brasil “ganha” títulos em razão desses dois grandes eventos mundiais. A ironia é que nenhuma dessas teorias, dadas com certas por alguns “especialistas”, veio a acontecer.

Agora em 2014/2015 tais teorias sofreram oscilações. Os videntes do absurdo, dentre tantas outras, pregam que o título de Miss Universo, a ser concedido neste 25 de janeiro, será do Brasil porque o Estado do Ceará teria comprado. Seria uma das condicionantes feitas pelo Ceará, para que o Estado sedie o próximo Miss Universo em Fortaleza. Vale lembrarmos que essa grotesca e estapafúrdia máxima, já fora difundida em razão da cearense Melissa Gurgel ter conquistado o título de Miss Brasil 2014, em setembro passado.

Tudo se resume ao achismo, na visão daqueles que dão a própria vida por uma polêmica sem nexo, com o intuito de chamar a atenção, outros por maldade mesmo. De tanto se falar e repetir surgem aqueles que tomam essas falácias como verdade absoluta. As redes sociais encarregam-se em disseminá-las e torná-las, não verdades, mas a semente da dúvida no público, especialmente o menos informado.

A miss Brasil 2014, desde a primeira semana de janeiro 2015 tem atuado com grande competência no evento internacional. Até às vésperas da Grande Final, temos aferido um trabalho sério e apresentações seguras. Jamais poderemos afirmar que o título está garantido, como também não podemos dizer o contrário, que não logrará êxito.

A miss Brasil está no páreo e todos temos consciência disso. Há os que não a apoiam e mesmo esses têm consciência, embora não admitam, que é possível uma vitória da brasileira por pura competência e virtudes que detêm.

Certamente não é perfeita. E as imperfeições não estão ligadas ao fato de ter suplantado muitas e muitas favoritas no certame Miss Brasil. Elas ocorrem, simplesmente, porque estamos a falar de uma pessoa, de um ser humano passível de erros e acertos como qualquer pessoa. Não ter a predileção de todos também é plausível. O que não é, é submetê-la à qualidades rebuscadas, resgatadas de um imaginário sombrio.

Melissa Gurgel tem demonstrado que é digna do título que conquistou. Tem representado com extrema segurança, profissionalismo e maturidade a Nação brasileira.

Caso conquiste o título de Miss Universe, teremos motivos duplos para comemorar e muitos descontentes poderão sorrir: primeiro, pelo título internacional que o Brasil não conquista desde 1968; segundo, porque os insatisfeitos terão, finalmente, suas preces atendidas – a vice-miss Brasil 2014, Fernanda Leme será, então, coroada miss Brasil 2014.

Há verdade e verdades. Temos que demonstrar maturidade e responsabilidade quando escolhermos a nossa.

Boa sorte Brasil… personificado na pessoa da forte e bela Melissa Gurgel – a Miss Brasil 2014. Deus esteja contigo sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário