sábado, 3 de maio de 2014

MBS/14 – a beleza forte da 1ª Miss Brasil Supranacional eleita em certame independente

Todos que acompanham concursos de beleza, em algum momento, já ficaram estarrecidos com um resultado ou outro. Ora porque a candidata eleita não tem uma beleza-padrão; ora porque as preferidas foram preteridas pela banca de juízes.

Aqueles que acompanham concursos de beleza deveriam ficar atentos ao fato de que, embora diz-se "concursos de beleza", esta não se restringe apenas à beleza da face de alguém. Devemos atentar que a beleza, especialmente aquela buscada pelos concursos perfaz a beleza física, dita plena, a qual deve-se somar a atitude, a vontade e mais infinitas virtudes que somente são passíveis de serem aferidas por quem está próximo o bastante.

É impróprio julgarmos alguém bonito apenas pelo aspecto da tez ou da formatação de um rosto. O conceito que temos de belo (comumente falando) raramente sofrerá alteração, no entanto, não se mostrando a beleza aquela que pretendemos, não quer dizer que inexista. A beleza está em todos os lugares, independentemente da concepção que atribuirmos a ela.

Recentemente o Miss Brasil Supranacional (MBS) elegeu a candidata da Bahia para representar o Brasil na etapa mundial. A então candidata e agora Miss Brasil 2014 é negra, apresenta traços faciais fortíssimos típicos de sua etnia e já coleciona muitas críticas, na maioria, pejorativamente carregadas.

Dada a subjetividade da beleza, cada um tem seu próprio arcabouço para formá-la. Agora, o que parece claro ao se observar as críticas é que a beleza da recém-eleita tornou-se mais ausente não por ser a "miss feia" e sim por não ter “perdido” para candidatas já veteranas em concursos nacionais e até internacional, cujas belezas se encaixam nos padrões individualizados de uma massa de pensamento limitado e falido.

Desmerecermos uma pessoa em represália pelo insucesso de outra é ato leviano. Não concordarmos com um certo tipo de beleza não quer dizer que ela não exista – repita-se. E respeitar os critérios utilizados pela organização deve ser ato contínuo e certo, ao menos até que se arregimente fatos cabais e idôneos de que os tais critérios foram falhos e prejudiciais à maioria.

Pelo que fora apresentado a partir do Top15 do Supranacional Brasil 2014, era claro que o título ficaria entre Espírito Santo e Bahia. Deu Bahia, mas poderia ter dado Espírito Santo. Ambas moças extremamente seguras e competentes na proposta.

Assim, de tão longe, não foi possível aferir a inidoneidade do certame. Penso que aquelas que não avançaram o fizeram por alguma razão percebida pela banca julgadora, apesar de a maioria serem, repita-se, veteranas. Talvez essa seja mais uma razão que o inconformismo encontrou para desmerecer a vitória da baiana que dominou o palco desde o primeiro passo dado, não se incomodando com as “estrelinhas” que já reluziam bem antes dela.

Esse é o caminho. Nem sempre agradaremos a todos, e a parcela que se sente lesada deve buscar formas de reparar a “injustiça”; ou se for apenas capricho, aprender que "estrela" todos temos e como as estrelas têm luz própria, em algum momento ofuscará alguém.

A Miss Brasil Supranacional 2014 não é a beleza-padrão. Mas é beleza, é segura, potente, ousada e pode não agradar outras comissões julgadoras, mas a etapa Brasil ela conquistou.

Será percebida no mundial? O tempo nos dirá.

4 comentários:

  1. Show seu comentário, concordo plenamente!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostaria de convidá-lo a conhecer o concurso Miss Progress International, cuja 2ª edição começa amanhã, dia 9 de maio, na Itália, com participação do Brasil.
    Começa neste dia 9 de maio o concurso Miss Progress International 2014
    Conheça o programa de atividades para as Embaixadoras do Progresso e seus coordenadores. A beleza da Puglia, na Itália, e a dieta mediterrânica serão seus co-protagonistas.
    Começa nesta sexta-feira, 9, na região de Puglia, na Itália, o programa oficial da segunda edição do Miss Progress International. A “Associazione Culturale In Progress”, organizadora do evento, contou com cooperação ativa das autoridades locais e um grande número de empresários para ações especiais neste evento único.
    O grupo multiétnico, que chega ao Messapia Hotel na cidade de Maria di Leuca amanhã, 9, irá viajar e descobrir os tesouros naturais da região e experimentar sua deliciosa culinária com o que há de melhor na cozinha local, como exemplo perfeito da dieta mediterrânea.
    O fornecedor oficial de vinhos para o concurso será a prestigiada Cantine Soloperto da Manduria, e um dos restaurantes que dará as boas vindas às Embaixadoras do Progresso será o excelente “Al Pescatore” de Gallipoli.
    A “Associação de San Giorgio Ionico”, graças a uma meticuloso trabalho que começou em julho de 2013, preparou uma série de eventos que irá afetar algumas das mais belas cidades localizadas no “salto da Itália”, que serão concluídos com a grande Final Mundial, a ser realizada também no adorável Messapia Hotel, em 17 de maio, com início previsto para às 21h (horário local) e que será transmitido ao vivo pelo web canal JoTV.
    O Brasil na disputa
    O Brasil disputa a coroa de Miss Progress International 2014 com outras 21 candidatas. Quem representa o país é a bela Jorreni Marcon, natural de Castro, na região dos Campos Gerais, no Paraná, 1,74 de altura e 24 anos de idade. Ela, que é graduada em Psicologia, apresentará seu projeto sócio-humanitário na Área de Saúde, envolvendo o atendimento de crianças e jovens em situação de risco com aulas de artes e acompanhamento psico-pedagógico.
    Como as demais, além do título principal, ela concorre também a Miss Progress Internet, a ser apontado pelo público em votação ON LINE, no site Votepoller.com. Podem participar da votação usuários do Facebook ou Twitter, até 16 de maio, através do seguinte link https://www.votepoller.com/miss-progress-international-20/en
    A Organização Beleza Nacional, com sede em Curitiba e que tem em sua direção o empresário George Sada, é a empresa autorizada pela “Associazione Culturale In Progress” a apresentar candidatas em nome do Brasil no evento. A empresa, também franqueada para os concursos Miss Terra Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, está cadastrando coordenadores interessados em promover em seus Estados edições regionais a fim de elegerem as representantes que participarão da edição nacional 2015, pré agendada para dezembro deste ano.
    Acompanhe em https://www.facebook.com/missprogressbrazil.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo convite e apresentação do trabalho/esforço que está sendo desenvolvido. Estaremos de olho... vamos divulgar nos foruns também, caso não se oponha.
    Gde Abs.

    ResponderExcluir