domingo, 20 de setembro de 2015

MUB/15 – apresentação consolidada das candidatas e uma triste constatação

Nesse primeiro momento não teceremos nenhuma consideração individual. A intenção se resume a apresentação consolidada das candidatas ao título de MUB1 2015; e algumas considerações genéricas sobre o certame.

Não diferente dos anos anteriores, temos moças belas, fisicamente. Idem a fraqueza de algumas nos demais quesitos considerados. Somos tentados a repetir: qualquer uma seria uma ótima miss Brasil. No entanto, a maioria não detém capacidade para sê-la por merecimento pleno. Isso ocorre, não por culpa delas, mas do despreparo que anda, permanentemente, junto as candidatas brasileiras.

Pouquíssimas serão aquelas que contestarão uma pergunta com segurança e raciocínio contextualizado, com começo, meio e fim. Qualquer pergunta feita a uma candidata a miss Brasil ou mesmo a uma miss Brasil eleita, se resume a: “miss tem que ser um conjunto, ou é um conjunto”; “miss tem que ter carisma elegância e ser simpática”… “muita academia, muita dieta” e “vou dar o meu melhor”.

Todo o conhecimento dessas donas giram em torno desse famigerado conjunto-de-miss. Um festival de asneiras, decoreba e frases feitas. Uma pena! E pior, um atentado à audição alheia.

Precisamos crer que nesse quadro recém-formado de belas mulheres, haja aquelas cujas belezas perpassam a um simples corpo sarado. E que, pelo menos duas ou três, consigam se expressar sem parecer que engoliu uma estaca de ferro. Ainda, rogamos que aquelas que modificaram, grosseiramente, suas faces na esperança de tornarem-se menos feias sejam preteridas, não por serem feias, mas, por não serem sinceras, autênticas e capazes de sustentar um título tão importante.

Bom… eis as postulantes em 2015:
AC – Maxine
AL – Camila
AP – Daiane
AM - Caroline
BA – Patrícia
CE – Arianne
DF – Amanda
ES - Juliana
GO – Thaynara
MA – Isadora
MT – Camila
MS - Camila
MG – Sthefanie
PA - Caroline
PB – Ariádne
PR – Gabriela
PE – Sayonara
PI – Ana Letícia
RJ - Natália
RN – Manoela
RS – Marthina
RO – Gabriella
RR – Melina
SP – Jéssica
SC – Sabrina
SE – Priscila
TO – Karla
Novamente, questionamos: todas estariam aptas ao título nacional por terem “vencido” a concorrência em seus respectivos estados? Teríamos uma resposta positiva, se positivo fosse o saldo da competência no decorrer das décadas. A real e coerente resposta conhecemos muito bem: apenas ostentar um título estadual, um corpo sarado (muitas nem isso conseguem) e ser adepta do “vou dar o meu melhor”, de nada adianta quando a retórica mostra-se sofrível.

Agora, é esperar pra ver o que nos reserva esta edição. Ver algo que nos contentará e, certamente, algo que não será tão aprazível. Essa última parte já tem nome. Recentemente, na eleição da miss Piauí, eis que ressurgem “os gaetas” esgueirando-se nos bastidores. A constatação de que sempre estiveram lá ou estariam preparando o terreno para o retorno triunfal? Esta sim, seria uma triste notícia. Pobre Miss (Universo) Brasil; pobre público; pobres candidatas; pobres expectativas, mortas mesmo antes de nascerem!...

Que os anjos não digam amém, quando pensamentos tão realista e coerentes martelarem nossas mentes!...

Boa sorte a todas as candidatas que venceram em seus estados por merecimento e, ainda que preteridas no nacional, mantenham a segurança e a classe para entrar e sair de cabeça erguida e de preferência, esquecendo terminantemente, o famigerado “dei o meu melhor”.

Boa sorte aos que, apesar de caminharem por ambientes instáveis, ainda embasam suas condutas na ética e na decência.

Boa sorte a quem merece tê-la
1. Miss Universo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário