domingo, 2 de junho de 2013

MUB/13 – leves amostras de seriedade no “novo” miss Universo Brasil



A belíssima miss BA/13 - eleita em evento sóbrio - transmissão da Band 
Após a transmissão dos eventos miss Bahia e Santa Catarina 2013, já se faz possível uma percepção razoável dos acontecimentos.

Não devemos nos ater, neste momento, à questão do calendário atrasadíssimo, mas tão somente à forma como a Band/Enter finalmente resolveu aderir aos eventos. Tudo indica a consciência do risco que corriam ao emprestar suas marcas e nomes aos amadores que dominavam o segmento Universo no Brasil.

Os dois eventos, no que se refere à transmissão e a consequente percepção do telespectador comum foram condizentes com o mínimo esperado.

As então candidatas e agora misses em seus respectivos Estados são e estão passíveis de reprovação por muitos. Isso é natural. Mas, mais importante, ambas demonstraram a segurança mínima e a beleza máxima para ostentarem o título que ostentam. E mais duas belíssimas brasileiras ratificadas pela Band/Enter entram efetivamente na disputa do título de miss Universo Brasil 2013.

Miss SC/2013 - espetacular, mas peca na desenvoltura e oralidade
É de fácil percepção também a imaturidade comum à todas as participantes. Quer seja em postura, segurança ao entrar no palco, quer seja ao falar em público. Isso reflete o parco tempo dispensado às aspirantes para uma preparação mínima.

Nos municípios, quando há concurso, a escolha se dá poucos dias antes do estadual; não diferente, quando são indicadas o fazem aos 45 minutos do segundo tempo. O resultado é o que presenciamos: candidatas inseguras, nervosas, trêmulas e donas de apresentações pífias.

Daí, nos indagamos: onde isso vai parar? Ora, no palco do miss Universo Brasil, uma vez que a trêmula-vencedora de um Estado qualquer sagrar-se-á vencedora-nacional e, ainda sem tempo, irá tremer nos palcos dos certames internacionais.

A fórmula é simples e a Band/Enter não deve permanecer tão cética ao ponto de ignorar as reais necessidades das quais dependem o sucesso pleno de uma miss Brasil. E não estamos a falar de vencer sempre e sim de termos de fato, todos os anos, uma campeã que saiba e tenha capacidade de ostentar o título de beleza maior do país.


Miss Brasil 2012 - personifica um acerto memorável
Já tivemos algumas plenamente capazes, cite-se a miss Universo Brasil 2012. Cite-se também que isso não deu-se em razão de sorte. Houve um preparo antecipado, a fórmula simples que todos podem adotar, no entanto, pouquíssimos dão-se ao trabalho de desenvolvê-la.

A Band/Enter ainda segue a passos lentos no quesito preparo; ainda espera o trabalho feito nos Estados, mas não dá tempo a estes para fazê-lo. Como temos dito e repetido, algumas mudanças benéficas já emergem, o atropelamento degenerado do calendário é que retroage as mazelas no tempo.

Os eventos em Bahia e Santa Catarina fizeram surgir uma fagulha na escuridão. Não nos iludamos, pois uma leve brisa pode extingui-la, afinal trata-se de uma mera fagulha... ainda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário